Bromo - Malang - Munduk - Pasuruan - Seminyak - Ubud - Yogyakarta
Conheça Yogyakarta, uma cidade da ilha de Java, conhecida pelas artes tradicionais e pela herança cultural. Aproveite o roteiro para visitar o Monte Bromo, um estratovulcão ativo em Java. Suas plantações cultivam uma rica variedade de produtos orgânicos. Curta a experiência ao lado dos agricultores da aldeia e tenha a satisfação e o equilíbrio natural de um dia no campo. Aprenda a cultivar vegetais usando técnicas e materiais antigos e, em seguida, saboreie os frutos do seu trabalho com autênticos lanches tradicionais. Descubra essas e outras aventuras na Indonésia!
ITINERÁRIO:
1º DIA | … – YOGYAKARTA
Chegada ao aeroporto de Yogyakarta, por conta dos passageiros (passagem aérea não incluída). Após desembarque e trâmites legais e de imigração, recepção e traslado ao hotel selecionado para hospedagem. Restante do dia livre para atividades independentes.
2º DIA | YOGYAKARTA
Pela manhã, em horário determinado, saída para visita ao Kraton, o Palácio do Sultão de Yogyakarta, em um ciclo-riquixá, comumente conhecido como “Becak”. O grupo de edifícios mais interno (onde o sultão ainda reside) foi construído em 1755. Localizado dentro do terreno de Kraton, o Taman Sari Water Castle foi designado em meados do século 18 como um parque de lazer real para o primeiro sultanato de Yogyakarta e sua comitiva/harém. Continuação nos arredores de Yogyakarta para visitar um tradicional Kris-Maker. Listada pela UNESCO como “Obra-prima do Patrimônio Imaterial da Humanidade”, a Kris é uma adaga assimétrica com padrão de lâmina distinto obtido por meio de laminações alternadas de ferro, que podem levar até um mês para forjar uma única peça. Ao final, retorno ao hotel. Restante do dia livre para atividades independentes.
3º DIA | YOGYAKARTA
Partindo antes do nascer do sol, a aproximadamente 40 km de Yogyakarta até o impressionante complexo de templos em Borobudur, um dos locais mais impressionantes do Sudeste Asiático e o maior monumento budista do mundo. Recebendo o status de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991, o monumento consiste em seis terraços quadrados encimados por três circulares. Dois milhões de blocos de pedra foram necessários para construir o templo e, com pelo menos 2.500 painéis em relevo e mais de 500 estátuas de Buda, é requintado sem comparação.
Continuação para a vila Kaliopak, para conhecer a arte de produzir e pintar peles de búfalo. Os artesãos desta aldeia também se especializaram em fazer bonecos de sombra. Reconhecida pela UNESCO e muitas vezes referida como Wayang, esta forma de arte tradicional é normalmente aprendida desde muito cedo e transmitida de geração em geração. Depois, pedale pelos verdejantes campos de arroz até o complexo do templo budista em Plaosan. Cercado por uma paisagem exuberante, este local pouco visitado é composto por mais de 150 edifícios, incluindo inúmeras estupas e santuários, e é uma delícia de explorar.
Em seguida, passeio ao complexo do templo hindu do século IX de Prambanan. Esta impressionante coleção de templos é dedicada ao Trimurti, um conceito do hinduísmo onde Brahma é o Criador, Vishnu é o Preservador e Shiva é o Destruidor, que é frequentemente referido como a ‘Grande Trindade’ ou ‘Tríade Hindu’. Identificável por seu design arquitetônico imponente e pontiagudo, Prambanan foi premiado com o status de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991 e é o maior, bem como o melhor complexo de templos hindus do país. Pausa para almoço na vila, exceto bebidas. Ao final, retorno ao hotel.
4º DIA | YOGYAKARTA – MALANG
Pela manhã, em horário determinado, saída em direção a estação ferroviária de Yogyakarta, para uma aventura de aproximadamente oito horas de viagem de trem panorâmico para Malang.
Chegada em Malang e visita a vila de Jodipan ao lado da estação de trem, que até 2016 era uma favela à beira do despejo. As condições de vida na aldeia eram tão desumanas que o governo local decidiu desistir de toda a aldeia e realocar todos os residentes. Foi nessa época que um grupo de estudantes da Universidade de Malang sugeriu dar um novo visual a Jodipan com um toque de cor na esperança de atrair turistas. Uma colaboração foi formada com um distribuidor de tinta local que doou 3 toneladas de tinta, artistas e pintores locais foram reunidos e junto com os moradores da vila e as tropas da Força Aérea da Indonésia começaram a transformar cantos anteriormente atrozes em belos cenários para lindas fotos. Kampung Warna-Warni, “cidade natal colorida” como a vila é apelidada hoje, é dividida em duas partes separadas pelo rio Brantas. Seja recebido pelo “Rukun Warga”, o chefe da aldeia, que terá todo o prazer em fornecer informações mais profundas sobre a transformação da vila, enquanto desfruta de um chá ou café com snacks num dos locais com vista para a vila colorida. Caminhe pelas estradas estreitas e sinuosas até chegar ao estúdio do artista de Jodipan, onde terá a oportunidade de sentar-se com os artistas e aprender a produzir uma obra de arte simples. Ao final, traslado ao hotel selecionado para hospedagem, com jantar incluído, exceto bebidas.
5º DIA | MALANG
O dia de hoje se inicia com uma visita ao templo hindu-budista Jajaghu, na vila de Jago, a leste de Malang.
Em seguida, visita ao templo em Sumberawan. Na verdade, isso não é um templo, é uma stupa, um santuário budista geralmente construído para homenagear um reverenciado monge budista e abrigar seus restos mortais. A stupa de Sumberawan foi descoberta em um estado deteriorado em 1904 e, desde então, foi parcial renovada, e é a única verdadeira estupa budista em Java Oriental. Acredita-se que remonta ao tempo do reino de Majapahit Singhasari. Termine o dia com um verdadeiro deleite, sorvete caseiro sem conservantes e outras delícias culinárias no café holandês Toko Oen, provavelmente a mais famosa loja de bolos e sorvetes de Malang. Ao final, retorno ao hotel.
6º DIA | MALANG – BROMO
Pela manhã, em horário determinado, saída por uma estrada panorâmica em direção ao hotel na área de Bromo. Chegada, check-in e relaxe antes de mergulhar na rotina diária dos agricultores de Bromo em seus próprios campos ao redor da área de Plataran Bromo. Escondidas na sombra das colinas de Bromo, essas plantações cultivam uma rica variedade de produtos orgânicos, desde batatas e pimentas até maçãs, repolhos e ervas. Ponha a mão na massa e trabalhe ao lado dos simpáticos agricultores da aldeia e experimente a satisfação e o equilíbrio natural de um dia no campo. Aprenda a cultivar vegetais usando técnicas e materiais antigos e, em seguida, saboreie os frutos do seu trabalho com autênticos lanches tradicionais enquanto relaxa em sua cabana. Restante do dia livre para atividades independentes.
7º DIA | BROMO
Com sua enorme cratera e cenário quase místico em todas as direções, o Monte Bromo e seus arredores são impressionantes, sem dúvida. O nascer do sol é o momento mais mágico para ver toda a paisagem de Bromo, mas isso envolve um início da manhã muito cedo, às 3 horas da manhã, a bordo de um jipe até a borda do Monte Penanjakan a tempo do amanhecer. A partir daqui, a 2.770 metros acima do nível do mar, desfrute de vistas etéreas desobstruídas sobre a cratera ativa de Bromo e o maciço de Tengger com o imponente Monte Semeru como pano de fundo, a 3.676 metros da montanha mais alta de Java e um dos vulcões mais ativos da Indonésia, com pequenas erupções acontecendo aproximadamente a cada 20 minutos.
Após testemunhar um nascer do sol espetacular, retorno ao jipe para descer as encostas íngremes de volta ao fundo da caldeira de Tengger e depois cruzar o Lautan Pasir (mar de areia) até chegar a uma savana verdejante, um cenário verdadeiramente idílico para um café da manhã ao ar livre.
Depois do café da manhã, retorno ao Monte Bromo. Uma curta caminhada pelo mar de areia passando pelo templo hindu Pura Luhur Poten, na base do Monte Bromo. A subida final de aproximadamente 250 degraus até a borda da cratera definitivamente vale o esforço e o recompensará com vistas ainda mais incríveis da cratera ativa. Retorno ao hotel e desfrute de um buffet de café da manhã completo, se ainda estiver com fome, seguido de descanso e relaxamento.
Á tarde, saída para um passeio pelas encostas do Monte Bromo para descobrir os rituais únicos da tribo local Tenggerese. Aprenda a fascinante história do Monte Bromo e sua tribo Tengger, em uma viagem a uma caverna sagrada escondida no sopé da montanha, onde estão localizados uma fonte sagrada e um altar. Nesse local, o povo Tenggerese faz oferendas, abluções com água benta em uma cerimônia conhecida como tirto aji e reza aos antigos deuses por um futuro próspero e fértil. Ao final, retorno ao hotel. Jantar incluído no hotel, exceto bebidas.
8º DIA | BROMO – PASURUAN
Pela manhã, em horário determinado, saída para estação de trem de Pasuruan para embarcar em um trem com destino a Banyuwangi (aproximadamente 5 horas de viagem). Chegada e traslado ao hotel selecionado para hospedagem. Jantar incluído no hotel, exceto bebidas.
9º DIA | PASURUAN – MUNDUK
Acorde antes do nascer do sol e saia em um veículo 4WD na emocionante jornada até a Cratera Ijen. Parte do planalto de Ijen, uma região dramática de atividade vulcânica, o cenário é incrivelmente diverso, com aldeias e plantações rurais. Conforme passa por Bondowoso e depois por Wonosari, a estrada começa a se deteriorar e termina na vila de Jampit. Do posto do Park Ranger em Jampit, é uma caminhada de 90 minutos a pé até o lago da cratera. As vistas do topo são extraordinárias e o próprio lago é de uma maravilhosa cor azul. Evidências de atividade vulcânica estão por toda parte e é interessante observar os mineiros locais enquanto eles descem para a cratera e ressurgem algum tempo depois com cestas cheias de depósitos de enxofre cristalino amarelo, às vezes transportando até 80 kg de cada vez. Após presenciar um espetacular nascer do sol, retorno ao hotel para o café da manhã. Logo após, traslado ao porto de Ketapang para embarcar na balsa com destino a Bali. Chegada ao porto de Gilimanuk em Bali e traslado para o leste até hotel selecionado para hospedagem na área montanhosa de Munduk. Restante do dia livre para atividades independentes.
10º DIA | MUNDUK
Levante-se esta manhã e respire o ar fresco do resort para aprender uma demonstração tradicional de processamento de café que explica como o café é cultivado, colhido, seco, limpo, moído e preparado da maneira tradicional. Explore a plantação de café e durante a época de colheita (normalmente: junho a agosto), existe a possibilidade de testemunhar o processamento das cerejas de café no local com uma explicação dos diferentes processos utilizados. Restante do dia livre para atividades independentes.
11º DIA | MUNDUK – UBUB
Após o café da manhã, saída para um passeio ao norte até o distrito de Bedugul Regency, parte da região central da ilha conhecida por sua beleza estonteante e três lagos de caldeira, Beratan, Buyan e Tamblingan. A primeira parada é o icônico Templo Ulun Danu. Este importante templo aquático hindu Shivaite está localizado em uma pequena protuberância de terra dentro das águas calmas do Lago Beratan. Se o nível da água estiver alto (normalmente apenas durante a estação chuvosa), dá a ilusão de que este templo do século XVII está ‘flutuando’ no lago. Após sua visita, siga em direção ao Lago Tamblingan e comece uma caminhada suave pela floresta tropical que cerca esta atraente piscina de água. Admire a flora e a fauna e absorva o ar puro da montanha enquanto caminha por uma região que permaneceu em harmonia com a natureza por muitos séculos. Chegando à margem do lago após aproximadamente uma hora, continue a jornada de barco, enquanto navega por suas águas em uma canoa tradicional. Aqui será feito um traslado até o centro de Bali, em uma pequena cidade de Mengwi. Mengwi abriga o soberbo complexo de templos em Taman Ayun. Traduzido como “belo jardim”, Taman Ayun é considerado por muitos como um dos templos mais atraentes da ilha e ainda hoje é usado por pessoas de toda Bali para cerimônias e eventos especiais. Ao final, traslado ao hotel selecionado para hospedagem em Ubud.
12º DIA | UBUD
Pela manhã, em horário determinado, saída para conhecer a fábrica de joias John Hardy para uma sessão introdutória de 30 minutos do processo de fabricação de joias e a possibilidade de visitar a boutique para ver sua última coleção. Todo o complexo foi construído de forma que a terra possa ser devolvida aos arrozais em três meses, com as construções feitas de materiais naturais locais de baixo impacto, como bambu, adobe e palha. Sendo uma combinação de conservação ecológica e arquitetura única, com seu próprio toque especial. Depois, pegue duas rodas e descubra a gloriosa paisagem balinesa de mountain bike. Sua aventura começa com uma transferência de veículo para o ponto de partida de Mambal. Comece a pedalar por aldeias tranquilas, longe do tráfego intenso, onde a vida tradicional da aldeia pode ser vista, trabalhe nos campos, bela natureza enquanto pedala ao longo do rio Ayung com uma selva deslumbrante. Mais tarde, faça uma parada no rio Ayung e passe por arrozais com agricultores locais trabalhando, represas e cachoeiras. Ao final, retorno ao hotel. Almoço incluído, exceto bebidas. Restante do dia livre para atividades independentes.
13º DIA | UBUD
Pela manhã, em horário determinado, saída para dar início a caminhada que passará pelo vale do rio Tukad Wos, oferecendo belas vistas da montanha estratovulcânica Gunung Agung e vislumbres de pequenas comunidades de aldeias e campos de arroz ao longo do caminho. Antes de iniciar a caminhada, uma breve orientação do belo templo Gunung Lebah (pequena colina). O templo, é um templo subak (dedicado a regular a água usada nos arrozais) foi construído no século VIII e iniciou o desenvolvimento do assentamento para se tornar Ubud. Do templo, continuação para o norte para escalar a cordilheira entre os dois rios, Cerik e Wos. Ao longo da cordilheira Campuhan, possivelmente uma das melhores rotas de trekking em torno de Ubud, esta área foi considerada um lugar sagrado durante séculos. Aprecie a paisagem calma enquanto caminha entre as ervas altas e verdes. Desfrute de um sumptuoso almoço de menu fixo na esplanada exterior do resort, com vista para a vegetação ribeirinha que se mantém intocada pelas mãos do tempo.
Depois, conheça os arredores de Ubud na margem do rio Ayung, onde uma joia escondida aguarda os intrépidos. Começando à tarde, enquanto o sol se põe lentamente sobre as colinas e banha a área com uma luz deslumbrante, os passageiros serão brindados com uma experiência de chá da tarde sublimemente pitoresca. A experiência começa com um pedilúvio de flores na margem do rio adjacente antes de relaxar com uma massagem. Após esta introdução indulgente, os passageiros são brindados com uma porção de hors d’oeuvers, doces e chás de origem local, com vistas deslumbrantes sobre o exuberante desfiladeiro do rio. O caráter único deste luxuoso local de safári com paredes abertas, combinado com a localização deslumbrante, é um desvio inesquecível na jornada em Bali. Ao final, retorno ao hotel.
14º DIA | UBUD – SEMINYAK
Após o café da manhã, em horário determinado, aproveite a grande oportunidade de conhecer e interagir com os balineses e vivenciar um pouco do seu cotidiano. Haverá muitas oportunidades para fotos ao passar por vistas panorâmicas e aldeias interessantes a caminho de Subak Guliang, uma aldeia agrícola tradicional no centro da ilha. As casas locais nos complexos da vila são arquitetonicamente únicas quando comparadas com outras regiões da Indonésia. Baseado na tradição Asta Kosala Kosali de construção de casas, o método não é diferente da antiga arte do Feng Shui. O encontro local começa com refrescos leves no complexo balinês. Serão servidas frutas tropicais da estação, refrigerantes, água mineral, café, chá e biscoitos balineses. Dedique um tempo para explorar a vizinhança local, dê um passeio pelas fazendas locais, testemunhe a vida rural do povo balinês ou aprenda mais sobre as complexidades do cultivo de arroz, desde o plantio e colheita até os melhores métodos de cozimento. Adquira conhecimento do sistema de irrigação simples, mas eficaz, conhecido localmente como Subak, ou simplesmente sente-se e absorva tudo enquanto desfruta de água de coco fresca, uma das bebidas mais deliciosas da natureza.
O almoço será servido bem no meio do campo de arroz com o fundo suave da música tradicional Rindik tocada em instrumentos de bambu. Em seguida, visita a Pura Kehan, um complexo de templos do século 11 perto da cidade de Bangli, considerado por muitos como um dos mais bonitos da ilha. Trinta e oito degraus levam ao Kori Agung (portão coberto de pedra) e a um atraente pátio guardado por um dragão mítico. Diz a lenda que dentro do dragão há uma pedra mágica que brilhou em vermelho quando a localização do templo foi finalmente decidida, centenas de anos atrás. Continuação para Penglipuran, uma vila bem organizada, cercada por plantações e florestas de bambu. Uma vila de Bali Aga, a comunidade local ainda segue as regras e regulamentos estritos, conhecidos como Adat, que foram estabelecidos por seus ancestrais há muitos séculos. Em seguida, visita a Kintamani, se o tempo permitir, esse é o melhor local para vistas do Monte Batur, um vulcão ativo que fica ao lado do Lago Batur. Examinando o horizonte da esquerda para a direita, observe que Kintamani fica na borda da caldeira de um enorme vulcão, e o Monte Batur, bem à frente, é apenas uma pequena montanha que foi criada por milhares de anos de atividade vulcânica. Ao final, traslado ao hotel selecionado para hospedagem em Seminyak.
15º DIA | SEMINYAK
Pela manhã, em horário determinado, saída para conhecer o incrível projeto Rivers, Oceans, Lands, Ecology (R.O.L.E.) Foundation, que é uma organização humanitária sem fins lucrativos com sede em Bali, cujos objetivos são promover a conscientização ambiental e capacitar as mulheres. O Programa de Educação de Habilidades Femininas apresenta um centro comunitário gratuito que oferece aulas de alfabetização, língua inglesa, habilidades básicas de vida e trabalho e habilidades vocacionais para mulheres locais carentes, permitindo que tenham acesso a empregos e obtenham uma renda sustentável. A Fundação R.O.L.E já ajudou 843 mulheres no processo de graduação e emprego. Aproveite a chance de conhecer os alunos do projeto e aprenda como o sabão inutilizado de hotéis pode ser reciclado para ser doado a comunidades carentes que precisam de produtos de higiene, praticar como fazer Jamu, o fitoterápico tradicional da Indonésia, passar seus conhecimentos em uma aula de informática para ensinar aos alunos algumas habilidades básicas de informática, por exemplo, apresentações em PowerPoint ou dar uma aula de inglês com foco em gramática básica, conversação e pronúncia para os alunos. Ao final, retorno ao hotel, restante do dia livre para atividades independentes.
16º DIA | SEMINYAK
Dia inteiramente livre para atividades independentes.
17º DIA | SEMINYAK – …
Em horário determinado, traslado ao aeroporto de Bali e fim dos nossos serviços. Até a próxima viagem!!!
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
O fornecedor local reserva-se o direito de modificar, alterar ou cancelar a programação dos passeios e/ou excursões sem aviso prévio devido às condições climáticas, a segurança e o bem-estar dos passageiros. Sujeitos à confirmação;
VALORES PARA TRIPLO
Válido para uma pessoa extra, compartilhando o mesmo apartamento com dois adultos pagantes em cama extra.
VALORES PARA CRIANÇAS:
Válido para uma criança compartilhando o mesmo apartamento com dois adultos pagantes em acomodação já existente no quarto;
Para mais informações sobre documentação, vistos e vacinas solicite-nos documento a parte.
NOSSOS VALORES NÃO INCLUEM:
FORMA DE PAGAMENTO:
Entrada:
Saldo: |
– 30% do valor total + taxas em geral.
– Em até 9x s/ juros nos cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners e Amex). |
Solicitamos um sinal de USD 100,00 por pessoa para processar as reservas terrestres, este mesmo sinal será abatido do valor total a pagar após a confirmação dos serviços. |
Os valores estão sujeitos a reajustes sem aviso prévio devido à oscilação cambial na moeda utilizada, taxas e determinações dos fornecedores e das companhias aéreas envolvidas. Sujeito a disponibilidade no ato da reserva. |
Nada reservado, somente cotado. |
Atualizado em 14 de agosto de 2023. |
ITINERÁRIO:
1º DIA | … – YOGYAKARTA
Chegada ao aeroporto de Yogyakarta, por conta dos passageiros (passagem aérea não incluída). Após desembarque e trâmites legais e de imigração, recepção e traslado ao hotel selecionado para hospedagem. Restante do dia livre para atividades independentes.
2º DIA | YOGYAKARTA
Pela manhã, em horário determinado, saída para visita ao Kraton, o Palácio do Sultão de Yogyakarta, em um ciclo-riquixá, comumente conhecido como “Becak”. O grupo de edifícios mais interno (onde o sultão ainda reside) foi construído em 1755. Localizado dentro do terreno de Kraton, o Taman Sari Water Castle foi designado em meados do século 18 como um parque de lazer real para o primeiro sultanato de Yogyakarta e sua comitiva/harém. Continuação nos arredores de Yogyakarta para visitar um tradicional Kris-Maker. Listada pela UNESCO como “Obra-prima do Patrimônio Imaterial da Humanidade”, a Kris é uma adaga assimétrica com padrão de lâmina distinto obtido por meio de laminações alternadas de ferro, que podem levar até um mês para forjar uma única peça. Ao final, retorno ao hotel. Restante do dia livre para atividades independentes.
3º DIA | YOGYAKARTA
Partindo antes do nascer do sol, a aproximadamente 40 km de Yogyakarta até o impressionante complexo de templos em Borobudur, um dos locais mais impressionantes do Sudeste Asiático e o maior monumento budista do mundo. Recebendo o status de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991, o monumento consiste em seis terraços quadrados encimados por três circulares. Dois milhões de blocos de pedra foram necessários para construir o templo e, com pelo menos 2.500 painéis em relevo e mais de 500 estátuas de Buda, é requintado sem comparação.
Continuação para a vila Kaliopak, para conhecer a arte de produzir e pintar peles de búfalo. Os artesãos desta aldeia também se especializaram em fazer bonecos de sombra. Reconhecida pela UNESCO e muitas vezes referida como Wayang, esta forma de arte tradicional é normalmente aprendida desde muito cedo e transmitida de geração em geração. Depois, pedale pelos verdejantes campos de arroz até o complexo do templo budista em Plaosan. Cercado por uma paisagem exuberante, este local pouco visitado é composto por mais de 150 edifícios, incluindo inúmeras estupas e santuários, e é uma delícia de explorar.
Em seguida, passeio ao complexo do templo hindu do século IX de Prambanan. Esta impressionante coleção de templos é dedicada ao Trimurti, um conceito do hinduísmo onde Brahma é o Criador, Vishnu é o Preservador e Shiva é o Destruidor, que é frequentemente referido como a ‘Grande Trindade’ ou ‘Tríade Hindu’. Identificável por seu design arquitetônico imponente e pontiagudo, Prambanan foi premiado com o status de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991 e é o maior, bem como o melhor complexo de templos hindus do país. Pausa para almoço na vila, exceto bebidas. Ao final, retorno ao hotel.
4º DIA | YOGYAKARTA – MALANG
Pela manhã, em horário determinado, saída em direção a estação ferroviária de Yogyakarta, para uma aventura de aproximadamente oito horas de viagem de trem panorâmico para Malang.
Chegada em Malang e visita a vila de Jodipan ao lado da estação de trem, que até 2016 era uma favela à beira do despejo. As condições de vida na aldeia eram tão desumanas que o governo local decidiu desistir de toda a aldeia e realocar todos os residentes. Foi nessa época que um grupo de estudantes da Universidade de Malang sugeriu dar um novo visual a Jodipan com um toque de cor na esperança de atrair turistas. Uma colaboração foi formada com um distribuidor de tinta local que doou 3 toneladas de tinta, artistas e pintores locais foram reunidos e junto com os moradores da vila e as tropas da Força Aérea da Indonésia começaram a transformar cantos anteriormente atrozes em belos cenários para lindas fotos. Kampung Warna-Warni, “cidade natal colorida” como a vila é apelidada hoje, é dividida em duas partes separadas pelo rio Brantas. Seja recebido pelo “Rukun Warga”, o chefe da aldeia, que terá todo o prazer em fornecer informações mais profundas sobre a transformação da vila, enquanto desfruta de um chá ou café com snacks num dos locais com vista para a vila colorida. Caminhe pelas estradas estreitas e sinuosas até chegar ao estúdio do artista de Jodipan, onde terá a oportunidade de sentar-se com os artistas e aprender a produzir uma obra de arte simples. Ao final, traslado ao hotel selecionado para hospedagem, com jantar incluído, exceto bebidas.
5º DIA | MALANG
O dia de hoje se inicia com uma visita ao templo hindu-budista Jajaghu, na vila de Jago, a leste de Malang.
Em seguida, visita ao templo em Sumberawan. Na verdade, isso não é um templo, é uma stupa, um santuário budista geralmente construído para homenagear um reverenciado monge budista e abrigar seus restos mortais. A stupa de Sumberawan foi descoberta em um estado deteriorado em 1904 e, desde então, foi parcial renovada, e é a única verdadeira estupa budista em Java Oriental. Acredita-se que remonta ao tempo do reino de Majapahit Singhasari. Termine o dia com um verdadeiro deleite, sorvete caseiro sem conservantes e outras delícias culinárias no café holandês Toko Oen, provavelmente a mais famosa loja de bolos e sorvetes de Malang. Ao final, retorno ao hotel.
6º DIA | MALANG – BROMO
Pela manhã, em horário determinado, saída por uma estrada panorâmica em direção ao hotel na área de Bromo. Chegada, check-in e relaxe antes de mergulhar na rotina diária dos agricultores de Bromo em seus próprios campos ao redor da área de Plataran Bromo. Escondidas na sombra das colinas de Bromo, essas plantações cultivam uma rica variedade de produtos orgânicos, desde batatas e pimentas até maçãs, repolhos e ervas. Ponha a mão na massa e trabalhe ao lado dos simpáticos agricultores da aldeia e experimente a satisfação e o equilíbrio natural de um dia no campo. Aprenda a cultivar vegetais usando técnicas e materiais antigos e, em seguida, saboreie os frutos do seu trabalho com autênticos lanches tradicionais enquanto relaxa em sua cabana. Restante do dia livre para atividades independentes.
7º DIA | BROMO
Com sua enorme cratera e cenário quase místico em todas as direções, o Monte Bromo e seus arredores são impressionantes, sem dúvida. O nascer do sol é o momento mais mágico para ver toda a paisagem de Bromo, mas isso envolve um início da manhã muito cedo, às 3 horas da manhã, a bordo de um jipe até a borda do Monte Penanjakan a tempo do amanhecer. A partir daqui, a 2.770 metros acima do nível do mar, desfrute de vistas etéreas desobstruídas sobre a cratera ativa de Bromo e o maciço de Tengger com o imponente Monte Semeru como pano de fundo, a 3.676 metros da montanha mais alta de Java e um dos vulcões mais ativos da Indonésia, com pequenas erupções acontecendo aproximadamente a cada 20 minutos.
Após testemunhar um nascer do sol espetacular, retorno ao jipe para descer as encostas íngremes de volta ao fundo da caldeira de Tengger e depois cruzar o Lautan Pasir (mar de areia) até chegar a uma savana verdejante, um cenário verdadeiramente idílico para um café da manhã ao ar livre.
Depois do café da manhã, retorno ao Monte Bromo. Uma curta caminhada pelo mar de areia passando pelo templo hindu Pura Luhur Poten, na base do Monte Bromo. A subida final de aproximadamente 250 degraus até a borda da cratera definitivamente vale o esforço e o recompensará com vistas ainda mais incríveis da cratera ativa. Retorno ao hotel e desfrute de um buffet de café da manhã completo, se ainda estiver com fome, seguido de descanso e relaxamento.
Á tarde, saída para um passeio pelas encostas do Monte Bromo para descobrir os rituais únicos da tribo local Tenggerese. Aprenda a fascinante história do Monte Bromo e sua tribo Tengger, em uma viagem a uma caverna sagrada escondida no sopé da montanha, onde estão localizados uma fonte sagrada e um altar. Nesse local, o povo Tenggerese faz oferendas, abluções com água benta em uma cerimônia conhecida como tirto aji e reza aos antigos deuses por um futuro próspero e fértil. Ao final, retorno ao hotel. Jantar incluído no hotel, exceto bebidas.
8º DIA | BROMO – PASURUAN
Pela manhã, em horário determinado, saída para estação de trem de Pasuruan para embarcar em um trem com destino a Banyuwangi (aproximadamente 5 horas de viagem). Chegada e traslado ao hotel selecionado para hospedagem. Jantar incluído no hotel, exceto bebidas.
9º DIA | PASURUAN – MUNDUK
Acorde antes do nascer do sol e saia em um veículo 4WD na emocionante jornada até a Cratera Ijen. Parte do planalto de Ijen, uma região dramática de atividade vulcânica, o cenário é incrivelmente diverso, com aldeias e plantações rurais. Conforme passa por Bondowoso e depois por Wonosari, a estrada começa a se deteriorar e termina na vila de Jampit. Do posto do Park Ranger em Jampit, é uma caminhada de 90 minutos a pé até o lago da cratera. As vistas do topo são extraordinárias e o próprio lago é de uma maravilhosa cor azul. Evidências de atividade vulcânica estão por toda parte e é interessante observar os mineiros locais enquanto eles descem para a cratera e ressurgem algum tempo depois com cestas cheias de depósitos de enxofre cristalino amarelo, às vezes transportando até 80 kg de cada vez. Após presenciar um espetacular nascer do sol, retorno ao hotel para o café da manhã. Logo após, traslado ao porto de Ketapang para embarcar na balsa com destino a Bali. Chegada ao porto de Gilimanuk em Bali e traslado para o leste até hotel selecionado para hospedagem na área montanhosa de Munduk. Restante do dia livre para atividades independentes.
10º DIA | MUNDUK
Levante-se esta manhã e respire o ar fresco do resort para aprender uma demonstração tradicional de processamento de café que explica como o café é cultivado, colhido, seco, limpo, moído e preparado da maneira tradicional. Explore a plantação de café e durante a época de colheita (normalmente: junho a agosto), existe a possibilidade de testemunhar o processamento das cerejas de café no local com uma explicação dos diferentes processos utilizados. Restante do dia livre para atividades independentes.
11º DIA | MUNDUK – UBUB
Após o café da manhã, saída para um passeio ao norte até o distrito de Bedugul Regency, parte da região central da ilha conhecida por sua beleza estonteante e três lagos de caldeira, Beratan, Buyan e Tamblingan. A primeira parada é o icônico Templo Ulun Danu. Este importante templo aquático hindu Shivaite está localizado em uma pequena protuberância de terra dentro das águas calmas do Lago Beratan. Se o nível da água estiver alto (normalmente apenas durante a estação chuvosa), dá a ilusão de que este templo do século XVII está ‘flutuando’ no lago. Após sua visita, siga em direção ao Lago Tamblingan e comece uma caminhada suave pela floresta tropical que cerca esta atraente piscina de água. Admire a flora e a fauna e absorva o ar puro da montanha enquanto caminha por uma região que permaneceu em harmonia com a natureza por muitos séculos. Chegando à margem do lago após aproximadamente uma hora, continue a jornada de barco, enquanto navega por suas águas em uma canoa tradicional. Aqui será feito um traslado até o centro de Bali, em uma pequena cidade de Mengwi. Mengwi abriga o soberbo complexo de templos em Taman Ayun. Traduzido como “belo jardim”, Taman Ayun é considerado por muitos como um dos templos mais atraentes da ilha e ainda hoje é usado por pessoas de toda Bali para cerimônias e eventos especiais. Ao final, traslado ao hotel selecionado para hospedagem em Ubud.
12º DIA | UBUD
Pela manhã, em horário determinado, saída para conhecer a fábrica de joias John Hardy para uma sessão introdutória de 30 minutos do processo de fabricação de joias e a possibilidade de visitar a boutique para ver sua última coleção. Todo o complexo foi construído de forma que a terra possa ser devolvida aos arrozais em três meses, com as construções feitas de materiais naturais locais de baixo impacto, como bambu, adobe e palha. Sendo uma combinação de conservação ecológica e arquitetura única, com seu próprio toque especial. Depois, pegue duas rodas e descubra a gloriosa paisagem balinesa de mountain bike. Sua aventura começa com uma transferência de veículo para o ponto de partida de Mambal. Comece a pedalar por aldeias tranquilas, longe do tráfego intenso, onde a vida tradicional da aldeia pode ser vista, trabalhe nos campos, bela natureza enquanto pedala ao longo do rio Ayung com uma selva deslumbrante. Mais tarde, faça uma parada no rio Ayung e passe por arrozais com agricultores locais trabalhando, represas e cachoeiras. Ao final, retorno ao hotel. Almoço incluído, exceto bebidas. Restante do dia livre para atividades independentes.
13º DIA | UBUD
Pela manhã, em horário determinado, saída para dar início a caminhada que passará pelo vale do rio Tukad Wos, oferecendo belas vistas da montanha estratovulcânica Gunung Agung e vislumbres de pequenas comunidades de aldeias e campos de arroz ao longo do caminho. Antes de iniciar a caminhada, uma breve orientação do belo templo Gunung Lebah (pequena colina). O templo, é um templo subak (dedicado a regular a água usada nos arrozais) foi construído no século VIII e iniciou o desenvolvimento do assentamento para se tornar Ubud. Do templo, continuação para o norte para escalar a cordilheira entre os dois rios, Cerik e Wos. Ao longo da cordilheira Campuhan, possivelmente uma das melhores rotas de trekking em torno de Ubud, esta área foi considerada um lugar sagrado durante séculos. Aprecie a paisagem calma enquanto caminha entre as ervas altas e verdes. Desfrute de um sumptuoso almoço de menu fixo na esplanada exterior do resort, com vista para a vegetação ribeirinha que se mantém intocada pelas mãos do tempo.
Depois, conheça os arredores de Ubud na margem do rio Ayung, onde uma joia escondida aguarda os intrépidos. Começando à tarde, enquanto o sol se põe lentamente sobre as colinas e banha a área com uma luz deslumbrante, os passageiros serão brindados com uma experiência de chá da tarde sublimemente pitoresca. A experiência começa com um pedilúvio de flores na margem do rio adjacente antes de relaxar com uma massagem. Após esta introdução indulgente, os passageiros são brindados com uma porção de hors d’oeuvers, doces e chás de origem local, com vistas deslumbrantes sobre o exuberante desfiladeiro do rio. O caráter único deste luxuoso local de safári com paredes abertas, combinado com a localização deslumbrante, é um desvio inesquecível na jornada em Bali. Ao final, retorno ao hotel.
14º DIA | UBUD – SEMINYAK
Após o café da manhã, em horário determinado, aproveite a grande oportunidade de conhecer e interagir com os balineses e vivenciar um pouco do seu cotidiano. Haverá muitas oportunidades para fotos ao passar por vistas panorâmicas e aldeias interessantes a caminho de Subak Guliang, uma aldeia agrícola tradicional no centro da ilha. As casas locais nos complexos da vila são arquitetonicamente únicas quando comparadas com outras regiões da Indonésia. Baseado na tradição Asta Kosala Kosali de construção de casas, o método não é diferente da antiga arte do Feng Shui. O encontro local começa com refrescos leves no complexo balinês. Serão servidas frutas tropicais da estação, refrigerantes, água mineral, café, chá e biscoitos balineses. Dedique um tempo para explorar a vizinhança local, dê um passeio pelas fazendas locais, testemunhe a vida rural do povo balinês ou aprenda mais sobre as complexidades do cultivo de arroz, desde o plantio e colheita até os melhores métodos de cozimento. Adquira conhecimento do sistema de irrigação simples, mas eficaz, conhecido localmente como Subak, ou simplesmente sente-se e absorva tudo enquanto desfruta de água de coco fresca, uma das bebidas mais deliciosas da natureza.
O almoço será servido bem no meio do campo de arroz com o fundo suave da música tradicional Rindik tocada em instrumentos de bambu. Em seguida, visita a Pura Kehan, um complexo de templos do século 11 perto da cidade de Bangli, considerado por muitos como um dos mais bonitos da ilha. Trinta e oito degraus levam ao Kori Agung (portão coberto de pedra) e a um atraente pátio guardado por um dragão mítico. Diz a lenda que dentro do dragão há uma pedra mágica que brilhou em vermelho quando a localização do templo foi finalmente decidida, centenas de anos atrás. Continuação para Penglipuran, uma vila bem organizada, cercada por plantações e florestas de bambu. Uma vila de Bali Aga, a comunidade local ainda segue as regras e regulamentos estritos, conhecidos como Adat, que foram estabelecidos por seus ancestrais há muitos séculos. Em seguida, visita a Kintamani, se o tempo permitir, esse é o melhor local para vistas do Monte Batur, um vulcão ativo que fica ao lado do Lago Batur. Examinando o horizonte da esquerda para a direita, observe que Kintamani fica na borda da caldeira de um enorme vulcão, e o Monte Batur, bem à frente, é apenas uma pequena montanha que foi criada por milhares de anos de atividade vulcânica. Ao final, traslado ao hotel selecionado para hospedagem em Seminyak.
15º DIA | SEMINYAK
Pela manhã, em horário determinado, saída para conhecer o incrível projeto Rivers, Oceans, Lands, Ecology (R.O.L.E.) Foundation, que é uma organização humanitária sem fins lucrativos com sede em Bali, cujos objetivos são promover a conscientização ambiental e capacitar as mulheres. O Programa de Educação de Habilidades Femininas apresenta um centro comunitário gratuito que oferece aulas de alfabetização, língua inglesa, habilidades básicas de vida e trabalho e habilidades vocacionais para mulheres locais carentes, permitindo que tenham acesso a empregos e obtenham uma renda sustentável. A Fundação R.O.L.E já ajudou 843 mulheres no processo de graduação e emprego. Aproveite a chance de conhecer os alunos do projeto e aprenda como o sabão inutilizado de hotéis pode ser reciclado para ser doado a comunidades carentes que precisam de produtos de higiene, praticar como fazer Jamu, o fitoterápico tradicional da Indonésia, passar seus conhecimentos em uma aula de informática para ensinar aos alunos algumas habilidades básicas de informática, por exemplo, apresentações em PowerPoint ou dar uma aula de inglês com foco em gramática básica, conversação e pronúncia para os alunos. Ao final, retorno ao hotel, restante do dia livre para atividades independentes.
16º DIA | SEMINYAK
Dia inteiramente livre para atividades independentes.
17º DIA | SEMINYAK – …
Em horário determinado, traslado ao aeroporto de Bali e fim dos nossos serviços. Até a próxima viagem!!!
HOTÉIS SUGERIDOS, SERVIÇOS E VALORES REGULARES
Valores sujeitos a confirmação e alterações sem aviso prévio
SELEÇÃO 01: CATEGORIA SUPERIOR
CIDADE | HOTEL | CATEGORIA | TIPO DE APTO | NOITES | SERVIÇOS |
Yogyakarta | The Phoenix Hotel Yogyakarta
(Café da manhã) |
5***** | Deluxe Legacy | 03 | – Traslados de chegada e saída, em serviço privativo, conforme mencionados no itinerário, com assistência local no idioma inglês;
– Passeios e atividades incluídas, em serviço privativo, conforme mencionadas no itinerário, com assistência de guia local no idioma inglês. – 4 Almoços e 3 jantares, de acordo com o mencionado no itinerário, exceto bebidas. |
Malang | Tugu Malang
(Café da manhã) |
5***** | Superior Deluxe | 02 | |
Bromo | Plataran Bromo
(Café da manhã) |
5***** | Deluxe Room | 02 | |
Pasuruan | Ijen Resort
(Café da manhã) |
5***** | Deluxe Room | 01 | |
Munduk | Munduk Moding Plantation
(Café da manhã) |
5***** | Garden Suite | 02 | |
Ubud | Fivelements
(Café da manhã) |
5***** | River Suite | 03 | |
Seminyak | Alila Seminyak
(Café da manhã) |
5***** | Studio Room | 03 |
Valores Regulares por Pessoa em Dólares Americanos (parte terrestre) | ||||
Individual | Duplo | Triplo | Criança
(0 a 11 anos) |
Início |
USD 12.806 | USD 6.003 | USD 5.602 | Sob Consulta | 05/01/2024 A 16/03/2024 |
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
O fornecedor local reserva-se o direito de modificar, alterar ou cancelar a programação dos passeios e/ou excursões sem aviso prévio devido às condições climáticas, a segurança e o bem-estar dos passageiros. Sujeitos à confirmação;
VALORES PARA TRIPLO
Válido para uma pessoa extra, compartilhando o mesmo apartamento com dois adultos pagantes em cama extra.
VALORES PARA CRIANÇAS:
Válido para uma criança compartilhando o mesmo apartamento com dois adultos pagantes em acomodação já existente no quarto;
Para mais informações sobre documentação, vistos e vacinas solicite-nos documento a parte.
NOSSOS VALORES NÃO INCLUEM:
FORMA DE PAGAMENTO:
Entrada:
Saldo: |
– 30% do valor total + taxas em geral.
– Em até 9x s/ juros nos cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners e Amex). |
Solicitamos um sinal de USD 100,00 por pessoa para processar as reservas terrestres, este mesmo sinal será abatido do valor total a pagar após a confirmação dos serviços. |
Os valores estão sujeitos a reajustes sem aviso prévio devido à oscilação cambial na moeda utilizada, taxas e determinações dos fornecedores e das companhias aéreas envolvidas. Sujeito a disponibilidade no ato da reserva. |
Nada reservado, somente cotado. |
Atualizado em 14 de agosto de 2023. |