Viagens & CIA
INSIDER
destinos extraordinários

SRI LANKA

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA

O que esperar de um país asiático, situado ao sul da Índia, em meio ao Oceano Índico? Aonde ir, o que fazer no Sri Lanka? As respostas não são tão óbvias como se pode imaginar. Claro que, entre as sugestões, estão diversos templos, ruínas e praias propícias para atividades aquáticas.

Mas o país, que já foi colônia britânica e era chamado de Ceilão, ganha holofote mesmo quando os assuntos são leopardos e plantações de chá.

A maior concentração desses animais tão bonitos quanto tímidos está no Sri Lanka. E os safáris, tão vinculados ao continente africano, são a melhor maneira de vê-los de perto. Uma experiência realmente impactante!

Quanto aos chás, basta dizer que a maioria dos tipos considerados premium no mundo é produzida no Sri Lanka. Caminhar por entre as plantações, observar a paisagem, degustar a bebida são, sem dúvida, maneiras únicas de sentir e se deslumbrar pelo que este país ainda pouco conhecido pelos brasileiros tem a oferecer. Um presente para os olhos, para o paladar e para a alma.

COMO CHEGAR

15 horas de voo até Dubai, seguidas de 5 horas de voo até Colombo nos separam da terra dos chás.

QUANDO IR

De dezembro a março são os meses ideais para conhecer a costa oeste e sul, enquanto de maio a setembro, a costa leste é favorecida.

Principais regiões

Considerada a ilha mais bonita do mundo por Marco Polo por ter magnificas praias de areia branca banhadas por águas quentes, o Sri Lanka é também a ilha do chá, das florestas tropicais, de vulcões e de zonas que lembram as savanas africanas. No coração do país, paisagens cênicas, templos históricos e cidades antigas.

Conheça as principais regiões deste destino extraordinário!

COLOMBO

Localizada na costa oeste da ilha, Colombo é o centro econômico e cultural do país, sendo a porta de entrada para a maioria dos visitantes.

TANGALLE

Situada no extremo sul do Sri Lanka, a 195km da capital Colombo, Tangalle é a precursora das belas praias que contornam a costa do país. Areias finas emolduradas por uma vegetação exuberante criam o cenário perfeito para quem quer passar o tempo fazendo nada ou, apenas, se refrescando no mar protegido por recife de corais. Para incluir um pouco de adrenalina aos dias, a pedida é margear a costa, na direção sudeste, até o Parque Nacional de Yala, o maior do Sri Lanka. Animais como elefantes selvagens, javalis, búfalos e leopardos garantem safáris espetaculares.

DAMBULLA

A imagem de um Buda dourado, com 30 metros de altura, sentado em posição de meditação no alto de uma montanha, dá boas-vindas a quem chega e, de imediato, já justifica a visita a Dambulla, situada no centro do Sri Lanka. Ali, a mais de 150 metros acima do nível do mar, a cidade guarda um complexo de templos que exalam fé e paz. São, ao todo, cinco grandes cavernas rochosas onde há cerca de 150 imagens de Buda, pintadas ou esculpidas, de todos os tamanhos e nas mais variadas posições. A maior delas é a de Buda deitado, com 14 metros de comprimento. Do lado de fora, a vista do vale também é incrível e corrobora para o esforço da subida passar despercebido. Um destino típico de bate-volta, mas que, sem dúvida, merece ser incluído no roteiro de viagem.

KANDY

Kandy, a última capital dos reis do Sri Lanka, é considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Situada na região centro-sul do país, é uma cidade linda, cercada de montanhas com densa floresta e que, acima de tudo, preserva as tradições e crenças locais. Tem casas coloridas, museu, lapidário, bazar, centro de artes, um belo lago artificial. Entre tantos lugares para visitar, um se destaca: o Templo da Relíquia do Dente, o mais importante do Sri Lanka. A relíquia – um dos dentes de Buda – está guardada

em seu interior e os budistas acreditam que devem vê-la de perto pelo menos uma vez na vida. Presenciar as preces coletivas, que ocorrem diariamente, é uma oportunidade ímpar de vivenciar a cultura local, mas não deve ser o único motivo para conhecer o templo. As paredes, cobertas de afrescos coloridos, escancaram o melhor da arquitetura budista e, ainda, reafirmam a sensação de encantamento experimentada em toda Kandy.

busca