Viagens & CIA
INSIDER
destinos extraordinários

RESERVAS PRIVATIVAS NA ÁFRICA DO SUL

Quando pensamos em África do Sul, a primeira imagem que nos vem à mente é, sem dúvidas, a savana africana. A África do Sul coleciona uma série de parques para safáris fotográficos, sendo o principal e maior deles, o Parque Nacional Kruger, com cerca de 19.633km². Na África, espaço é ouro. Uma vez que uma das características do comportamento animal é o territorialismo, quanto maior o espaço, maior a possibilidade de encontra-los. É por isso que as reservas privativas adjacentes ao Parque Nacional Kruger, detêm os melhores índices de avistamento animal, pois fazem fronteira com este grande santuário de vida animal, oferecendo ainda, a possibilidade de realizar safáris off road e noturno.

POR QUE O INVERNO É A MELHOR ÉPOCA PARA FAZER SAFÁRI?

A experiência de safári é um espetáculo da natureza. Por isso, é preciso estar sintonizado às condições climáticas do ecossistema visitado, bem como aos hábitos dos animais locais. O objetivo dos animais selvagens é sobreviver e reproduzir. Para sobreviver eles necessitam, basicamente, de comida e água, além de território. O inverno na África do Sul ocorre de junho a setembro. No inverno, estes recursos são mais escassos. Consequentemente, os bandos, rebanhos e manadas se concentram onde esses recursos ainda estão disponíveis. Para nós, é onde o espetáculo começa, pois não há nada mais incrível do que observar esses gigantes animais selvagens vivendo genuína e tranquilamente em seu habitat natural.

Mas afinal, quem são os BIG 5?

Antigamente, quando a caça ainda era permitida na África, o termo “BIG 5” foi criado para distinguir os 5 Mamíferos mais cobiçados: elefante, búfalo, leopardo, rinoceronte e leão. Quando a caça se tornou ilegal e o Turismo ressignificou o verdadeiro valor desses animais, o termo se manteve, porém, sob uma nova perspectiva. Hoje, BIG 5 são os 5 animais mais admirados em um safári e levar uma foto de cada um deles pra casa é o verdadeiro troféu!

Reservas Privativas

Reserva Privativa Madikwe

Situado na porção nordeste da África do Sul, na fronteira com Botsuana, o Madikwe é uma das maiores e menos conhecidas reservas privativas do país. Desbravar a região em jipes 4×4 é a grande atração local, concedida apenas a quem se hospeda ali. Seja pela manhã, à tarde ou à noite, a rica diversidade da fauna se expõe e, com a ajuda dos rangers, é praticamente certo avistar os famosos “Big Five”.

Reserva Privativa Shamwari

A apenas uma hora de carro do aeroporto de Port Elizabeth, no sudeste da África do Sul, a Reserva Privativa Shamwari sabe como aliar a emoção dos safáris com a tranquilidade almejada para os dias de descanso. Se, bem cedinho ou no fim da tarde, a pedida é sair em busca dos “Big Five” em jipes guiados por rangers, durante as horas vagas, é extremamente convidativo aproveitar a infraestrutura primorosa dos lodges ou, ainda, conhecer os trabalhos locais de preservação da fauna.

Reserva Privativa Welgevonden

Traduzido do Africâner, Welgevonden significa “bem encontrado”, a definição perfeita para esta região de safári. Situado no coração do rico ecossistema de Waterberg, em Limpopo, a reserva privativa compreende 37.000 hectares de diversas paisagens e uma infinidade da vida selvagem. A reserva tornou-se uma área de conservação em 1993, consolidando várias fazendas particulares, removendo cercas internas e retornando essa incrível área ao seu estado natural original.

Reserva Privativa Kapama

A mais famosa e uma das mais queridas entre os brasileiros, a Reserva Privativa Kapama abriga 4 propriedades do mesmo nome, além de outros renomados lodges, como o Jabulani Safari. Abrangendo 15.000 hectares de mata sul-africana imaculada, Kapama oferece o santuário perfeito para uma grande variedade de vida selvagem. Aqui vivem mais de 40 espécies diferentes de mamíferos (incluindo o Big 5) e cerca de 350 espécies de pássaros. A poucos metros do aeroporto de Hoedspruit, a reserva é também uma das mais fáceis de acessar.

Reserva Privativa Sabi Sands

No canto sudoeste do Parque Nacional Kruger, com 65.000 hectares, a reserva privativa de Sabi Sands possui uma das localizações mais privilegiadas do país, pois faz fronteira sem cercas com o parque, criando um grande corredor para o trânsito livre de animais. Famosa pela grande possibilidade de avistamento de felinos como cheetas e leopardos, a reserva também abriga algumas das mais luxuosas propriedades de toda a África. O aeroporto mais próximo para acessa-los é o Skukuza Airport.

Baixe e compartilhe

Todo o conteúdo preparado especialmente para você, nosso Amigo Agente, encantar seus clientes com hotéis espetaculares e experiências singulares nos destinos mais extraordinários do Planeta.

busca